Você já ouviu algumas dicas sobre como se prevenir?
– Manter sistemas operacionais e aplicações sempre atualizados;
– Utilizar um software de segurança de endpoint;
– Conscientizar e doutrinar os usuários, etc.
Mas, se tudo isso falhar?
Ataques de sequestro de dados afetam metade das empresas brasileiras e desde 2016 isso tem aumentado frequentemente.
O Brasil concentra 92% dos casos de ransomware na América Latina. Foi o quinto país mais afetado pelo ransomware WannaCry em 2016 e também o quinto colocado na lista de dispositivos vulneráveis, de acordo com estudo da Avast. Ao longo desse tempo tivemos vários crimes cibernéticos, alguns deles ficaram bem famosos como: nRanson, Bad rabbit, ExPetr entre vários outros que derivam do ransomware.
Para estabelecer uma estratégia de recuperação de desastres, você precisa avaliar as necessidades envolvidas na continuidade dos negócios da sua organização, considerando principalmente métricas de:
Objetivo de tempo de recuperação (RTO): que determinam o tempo ideal, após a interrupção dos serviços, para a restauração do processo de negócio. Para empresas do varejo, por exemplo, se ocorrer um desastre que derrube seu e-commerce (comércio eletrônico), o tempo para retorno do mesmo é extremamente relevante. Logo, é importante dar força ao RTO e determinar quanto tempo depois da interrupção o serviço deve estar disponível novamente.
Objetivo de ponto de recuperação (RPO): aqui é determinada a quantidade aceitável de perda de dados medidas em tempo, até a ocorrência do desastre e interrupção dos serviços. Indica o ponto de restauração ou idade dos arquivos necessários para restabelecimento das operações normais. Para uma empresa do setor financeiro, por exemplo, esse objetivo tende a ser zero.
A solução da Arcserve, Unified Data Protection (UDP) atende até mesmo às necessidades futuras de cada infraestrutura, oferecendo proteção dos dados e recuperação de desastres para cada carga de trabalho, dentro e fora da empresa. Com a ajuda de tecnologia heterogênea por imagem, que protege os dados de e para qualquer lugar. O UDP é a primeira solução do gênero a combinar recursos sofisticados, mas sem a complexidade das soluções tradicionais voltadas para empresas.
A solução Arcserve UDP permite expandir com facilidade as topologias para continuidade dos negócios localmente ou por longas distâncias (e em vários locais), inclusive provedores de nuvem e de serviços. A instalação é feita com alguns cliques. Crie data stores no servidor de ponto de recuperação, adicione os nós que desejar para proteger, um destino e um plano para o armazenamento.
Faça backup para uma máquina local ou servidor de ponto de recuperação (RPS) central, com desduplicação dos dados global na origem. O destino pode ser um RPS, pasta local ou pasta remota compartilhada. Adicione compartilhamentos CIFS/NFS da rede, nós online do Office 365 Exchange ou SharePoint e crie as respectivas tarefas.
Execute tarefas como backup, virtual standby e replicação. Faça uma restauração simples ou a partir do zero.
Ampla proteção a uma grande variedade de plataformas, entre elas, Windows, Linux, Amazon EC2, Microsoft Azure, Office 365 (Exchange Online e SharePoint Online), Microsoft Exchange, MS SQL, servidores de arquivo, Microsoft IIS, Microsoft Active Directory, banco de dados Oracle, PostgreSQL, VMware vSphere (sem agente) e Microsoft Hyper-V (sem agente).
Fique por dentro do que é há de novo para a proteção de seus dados. Entre em contato com nossa central de atendimento.